Foco gera Resultados!

O dia passa e você tem a sensação de que não fez nada. Um colega te chama, seu celular toca, seus amigos te ligam, as redes sociais estão avisando você com uma notificação… O sentimento de ter sido improdutivo e de ter perdido um dia de vida acaba gerando ansiedade, estresse e até depressão. Isso acontece porque mais de 98,2% das pessoas não possuem clareza em suas vidas e isso gera frustração.

“E se você for capaz de focar no que precisa? Acredita que seria mais bem sucedido? Acredita que o foco te traria resultados?”

Eis que, sabendo que grande parte das pessoas possuem esse problema, eu separei algumas dicas que irão te auxiliar nesse pontos e te tornará uma pessoa mais produtiva.

SILENCIE O SEU CELULAR: Avisos desnecessários e redes sociais são sugadores de tempo. Para facilitar o “desmame” estabeleça horários fixos para olhar as redes sociais e coloque limite de tempo máximo para isso;

EVITE VÍDEOS IMPRODUTIVOS: Vídeos que não somam com o seu objetivo são desnecessários para a sua vida. Acredite, o que não te faz evoluir, não faz sentido pra você. De repente, você pára para dar uma olhadinha de 30 segundos e quando viu, lá se foram 2 horas.

GRUPOS DE WHATSAPP: Analise os grupos em que você está. Eles estão fazendo com que você aprenda algo de novo ou simplesmente estão fazendo você perder o seu tempo? Se o seu objetivo é evolução, sugiro que comece a sair daqueles grupos sem conteúdo.

FUJA DO CAFEZINHO: Café é sinônimo de procrastinação. Você não levanta para beber um café, você se levante da sua cadeira para perder tempo. Mantenha água próximo e quando sentir vontade de beber café, tome água que além de hidratar, manterá você no foco.

USE UM FONE DE OUVIDO: Os fones ajudam você a eliminar ruídos externos e isso contribui para você se manter focado no que precisa;

TÉCNICA POMODORO: Muito utilizada para realização de pequenas tarefas e foco total por um período de 25 minutos e minutos de pausas. Ou seja, estabeleça que você irá se concentrar em alguma atividade por 25 minutos ininterruptas. Feche a porta, desligue o celular, tire o telefone do gancho e foque no que precise por 25 minutos ininterruptos. Coloque o seu telefone para despertar após esse tempo e tire 15 minutos de descanso (obrigatórios). Após esse descanso, volte para mais 25 minutos. Você perceberá que fazendo isso, em uma hora e cinco minutos terá produzido mais que uma tarde toda.

FALE NÃO: Seu colega te pede um favor, seu colega da faculdade pede a você para quebrar um galho, seu chefe te pede um relatório em cima da hora e no final do dia, você se vê em um cenário deprimente, com a sensação de que não produziu ou fez o que gostaria. Isso acontece muito quando não sabemos dizer NÃO para as pessoas. Acredite, quando dizemos NÃO para elas, estamos dizendo SIM para nós. Em muitos casos, os colegas até conseguem fazer o que você faz, mas eles acabam se aproveitando e jogando a responsabilidade sobre as suas costas. E você, o que faz? Diz Sim, porque você é alimentado pelo seu EGO e todos dizem que você é muito competente. Mas no final, estão todos com seus trabalhos finalizados e você sobrecarregado. Ah, seu chefe te sobrecarrega? APRENDA A DIZER UM NÃO EDUCADO PARA ELE. Se o seu chefe é daqueles que te pede 1000 coisas ao mesmo tempo e uma função acaba prejudicando a outra, então quando ele te pedir algo, entre em um consenso e pergunte a ele o que é mais importante naquele momento. Suponhamos que você fazendo um relatório muito importante (que ele mesmo havia pedido) e ele te pede para priorizar uma planilha. Então, pergunte a ele o que é mais importante para ele. Se é o relatório (E se você parar naquele momento isso poderá trazer problemas para ele) ou se é essa planilha? De repente, ele te pede para fazer muita coisa porque acredita que você seja competente o suficiente, mas neste momento ele irá analisar essa situação e poderá pedir outra pessoa, que também seja capaz e possa assumir essa responsabilidade;